Secretaria de Turismo e Cultura de Marcação destaca apresentações culturais e agradece parceria com Governo do Estado

10Dizem que muitos dos políticos ‘tradicionais’ tem ‘receios’ de investir em cultura. Porém, não é o que vem acontecendo na cidade indígena de Marcação. No pequeno município de menos de 8 mil habitantes, já foi criado a Lei Municipal de Cultura e a gestão do prefeito Adriano Barreto está de braços abertos para alçar novos vôos nos projetos culturais tanto do Ministério da Cultura, como de entidades financiadoras.

Exemplo disso, a cidade ganhou destaque e notoriedade, depois que passou a incluir nas programações das festas de Reis que acontece no mês de janeiro e, na de emancipação política da cidade, sendo esta última que aconteceu recentemente, no dia 5 de maio com uma valorosa programação cultural, nunca vista antes, no município.

O secretário de cultura, Luciano Oliveira, ressaltou e falou da importância das apresentações culturais na noite do domingo 5, por ocasião dos 19º anos de história da cidade de Marcação. O prefeito Adriano Barreto tem nos dado total apoio e incentivo, para que possamos promover a cultura local e resgatar nossos valores e nossas identidades. – “Tivemos por mais uma festa, uma ampla programação cultural e, é esse o nosso objetivo, fazer cultura e proporcionar espaços de re-socialização, lazer e entretenimentos pra nossa gente”, disse Luciano Oliveira.

Na oportunidade, se apresentaram os grupos: Dança Afro/Roda de capoeira angola e brincantes sem fronteiras de João Pessoa, além da Peça Teatral: O livro e a Lei. Em seguida um grupo de 12 pessoas, que formam o Bate Lata de Baía da Traição referenciou com um verdadeiro espetáculo de apresentação. Por fim, a noite foi das apresentações culturais foram encerradas com o grupo Mamulengo de Bayeux, os Gramáticos (hip-hop), e a modesta apresentação da orquestra sanfônica da Paraíba, tocando diversos sucessos da cultura nordestina como Luiz Gonzaga, Flavio José, Elba Ramalho, Marines e outros.

Por volta das 22:00hs, para um público mais eclético, a secretaria de Turismo e Eventos anunciou as Bandas Forró da Beka, Forró da Canxa e Feitiço. O secretário de Turismo e Eventos, Sindré, agradeceu a presença de todos, e enfatizou as parcerias firmadas entre a Prefeitura de Marcação e a Secretaria de Cultura do Governo do Estado para que todo o evento fosse realizado com absoluto sucesso. Lembrando ainda da importante presença da briosa Polícia Militar do Estado, através da 2ª Companhia de Polícia Militar sediada em Mamanguape que reforçou e manteve a tranqüilidade dos munícipes e visitantes.