Nos 19 anos de Emancipação Política, prefeito de Marcação presta contas das ações de governo e realiza dia festivo

10A Prefeitura Municipal de Marcação, através das Secretaria de Turismo, Esportes e Eventos realizou um dia (5 de maio) de comemoração pela passagem de aniversário da cidade, onde ocorreram diversas atividades, tais como: o torneio de futebol que pela primeira vez na história do município foram entregues a todos os times (22 equipes) padrões esportivos de excelente qualidade, com premiações em troféus, medalhas e em dinheiro, além de solenidades de inaugurações de Postos de Saúde da Família no centro da cidade e na zona rural. À noite, a programação foi encerrada com shows musical e um emocionante show pirotécnico.

Segundo o secretário de Esportes José Ronaldo (Nal) “o torneio esportivo foi um sucesso com a participação absoluta de todos os clubes, graças ao esforços de nossa equipe e a iniciativa do prefeito Adriano”, disse.
No percorrer do dia houve a reinauguração dos postos âncoras de saúde do município com reformas, melhorias e ampliação nas aldeias caieiras, Camurupim e Tramataia. Segundo a secretária de saúde Emília das Neves “com muito planejamento e esforços da gestão conseguimos com recursos próprios da secretaria de Saúde transformar em considerável qualidade estes locais de atendimento ao cidadão do município, com a melhoria de infra-estrutura, mobiliário e equipamentos de uso no auxílio das equipes médicas do PSF”, relatou.

Logo adiante no final da tarde teve início a programação cultural que já é uma característica das festividades do município com diversas atrações folclóricas de manifestações culturais, tais como grupos de capoeira, a participação da Orquestra SANFONICA da Paraíba entre outros grupos, Luciano Oliveira que é coordenador e articulador cultural do Município frisou que “é satisfatório demais este contato proporcionado pela gestão de valorizar este encontro entre a população de Marcação numa forma de reavivamento de memória, principalmente com as novas gerações valorizando assim o respeito e a admiração pelas manifestações culturais”.

Durante a noite teve início as atrações das Bandas (Forró da Beka, Forro da Canxa e Netinho Lins e por último, Forró Feitiço) que, agitaram em mais uma noite de festa e recorde de público nesta data, com salva de fogos e o acolhimento de boas vindas feito através do discurso da vice prefeita Lili, a qual agradeceu a presença de todos e ressaltando a importância do dia da Emancipação Política de Marcação.

“Das obras de tamanha importância realizadas ou em andamento no município tais como habitação, na construção de quarenta unidades habitacionais, na conquista de quatro ônibus escolares, oitenta notbooks distribuídos nas escola e o alto investimento na educação do município, nos avanços da melhoria nos serviços de saúde, na valorização do funcionalismo público local, como também a intensificação na área de ação social e no esporte, durante a festa foi apresentado ao público no telão exposto todas as obras entregues e em andamento como símbolo o qual foi e está sendo presenteado o município de Marcação”, afirmou.

A vice Prefeita também lamentou e esclareceu a população e a todos os presentes a ausência necessária do Prefeito Adriano Barreto que infelizmente não pôde estar presente por motivos maiores, pois todas estas ações e iniciativas neste importante evento foi dada por ele. (“O prefeito Adriano encontra-se desde a última sexta-feira interno no Hospital da Unimed com acompanhamento médico devido a complicações com o problema de trombofilia na perna direita”), explicou.

“Orquestra Sanfônica da Paraíba foi a novidade entre as atrações culturais e arrancou aplausos do público presente que conferiu o ‘espetáculo’ de musicalidade”.

Para o secretário de eventos e turismo Sindré “a festa de emancipação como aconteceu com a Festa de Santos Reis no último mês de janeiro foi um sucesso. Sem nenhuma ocorrência de violência ou outros incidentes e agradeceu a todo o corpo da polícia militar, equipe de trabalho, tanto sua, quanto das outras secretarias e ao Prefeito Adriano Barreto que sempre, sem medida de esforços proporciona de forma diferenciada e diversificada as festividades regionais. Ele também lembrou que quase todos os municípios que nesta mesma data se Emanciparam, não realizaram a festa em suas cidades, no entanto, dentro das possibilidades do município, realizamos este grande presente através do prefeito Adriano Barreto, mais este presente comemorativo a tantas e suadas conquistas”, completou.
Em contato com a reportagem do PBVale por telefone, direto do hospital da Unimed, o prefeito disse está feliz e muito satisfeito com os resultados que sua gestão vem alcançando seja nos indicadores da educação, saúde, transportes, social, na cultura e na qualidade de vida da população em geral. Ele lembrou que muitos municípios brasileiros têm enfrentado situações complicadas no que diz respeito ao financeiro.

– “Tem sido uma luta grande, e em Marcação não é diferente. Este ano, com muita dedicação, e muitos esforços de uma equipe que tem como compromisso o bem estar do cidadão, conseguimos realizar a festa de emancipação política de Marcação. E este é um fruto desde a época política do meu pai (Gilberto Barreto) que lutou e acreditou, e hoje, cerca de 20 anos depois, temos uma Marcação independente e livre, respirando novos ares, com uma visão de futuro, com um povo feliz e agora, com a ‘alto estima’ elevada”, disse.

O prefeito lembrou que, em pouco mais de 1 ano de sua gestão, com muita luta, conseguiu tirar a Prefeitura do ‘CAUC’, liberando assim a gestão para firmar novas parcerias com os ministérios do Governo Federal, sendo que, ao assumir, na época, eram cerca de 17 pendências registradas na lista de inadimplências.
Adriano esclareceu ainda, o não pagamento da folha do mês de abril a parte dos funcionários da Prefeitura e relatou que, o problema não se deu em virtude da gestão atual e sim pelo bloqueio das contas do município por parte da Justiça em 1ª instância.

“O fato se deu em virtude da falta de pagamento ‘do ex-gestor Paulo Sergio’ que deixou de pagar direitos trabalhistas a exemplo do biênio e do anuênio, esses funcionários entraram na justiça e só agora foi julgado, e a justiça teve que bloque”Torneio de futebol movimentaram 22 equipes e atraiu centenas de desportistas do município”
Adriano Barreto está interno no hospital da Unimed em João Pessoa desde a noite do último sábado 4, e não pode comparecer as solenidades e programação alusivas aos 19º anos de emancipação política da cidade indígena.
Parabéns ao povo de Marcação!ar os nossos recursos e, é um direito deles, é o certo, é o correto, agora, infelizmente e só agora na minha gestão tive que responder por isso, comprometendo a folha de pagamentos de pessoal, mas, estamos correndo atrás, estamos lutando para que tudo seja sanado”, salientou.

Ele afirmou ainda que, antes do dia 30, algumas secretarias já haviam recebidos seus vencimentos, bem como educação, saúde e ação social. Faltando agora a demais pastas.

O socialista encerrou agradecendo a toda sua equipe de trabalho e parabenizou a todos os munícipes marcacenses, prometendo mais trabalhos nos próximos dias e total empenho para que a cidade viva dias melhores e que os serviços básicos e essenciais não venham faltar à população que mais precisa.