Mais de 300 índios participaram dos Jogos Indígenas 2013 em Marcação

12Mais de 300 índios de 32 aldeias potiguaras participaram, desde a última quarta feira (24 de abril), dos Jogos Indígenas da Paraíba 2013. A abertura teve início às 9h na aldeia Três Rios, localizada no município de Marcação, mesmo local das competições. Esta foi a segunda vez consecutiva que o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Juventude, Esporte e Lazer (Sejel), em parceria com as Prefeituras da Baía da Traição, Rio Tinto e Marcação, organizaram os jogos.

O secretário de Juventude, Esporte e Lazer, Tibério Limeira, disse que o trabalho na área voltado para o povo indígena prova que o Governo pretende ampliar e melhorar o esporte em todos os segmentos da sociedade. “Os Jogos Indígenas é uma prova concreta que o Governo do Estado se preocupa com todas as classes e segmentos da sociedade.
O cacique Sandro, que faz parte da Secretaria da Mulher e Diversidade Humana, destacou que a empolgação foi grande por parte dos índios durante o evento. “A euforia e ansiedade foi grande dos participantes. De parabéns mais uma vez o Governo do Estado por ter atenção voltada para o esporte para com os índios potiguaras”, comentou.

Já o prefeito da cidade sede dos jogos indígenas, Adriano Barreto, agradeceu ao governador Ricardo Coutinho pela iniciativa e pela parceria firmada com as cidades, além da Secretaria de Esportes do estado que esteve disponibilizando sua equipe para organização das competições. “O esporte tem essa agregação, de reunir em um dia de chuva, uma quantidade de pessoas como estamos vendo aqui. Os Jogos Indígenas é uma prova concreta que a prefeitura de Marcação (cidade sede) se preocupa com a preservação cultural de seu povo”, disse o prefeito Adriano Barreto no momento do seu discurso.

Os Jogos Indígenas da Paraíba 2013 teve competições para homens e mulheres nas modalidades de maratona, futebol, arco e flecha, corrida do toro, arremesso de lança e canoagem. O evento foi organizado pelo Governo do Estado, por meio da Sejel, em parceria com a Secretaria da Mulher e Diversidade Humana, Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico, e contou com o apoio das Prefeituras de Marcação, Rio Tinto e Baía da Traição. Os Jogos Indígenas foram encerrados no domingo (28).