A Prefeita

Eliselma Silva de Oliveira

Cargo: Prefeita

Filiação: Edivaldo Ribeiro de Oliveira e Selma Maria Silva de Oliveira

Endereço: Avenida João Ferreira dos Santos, 883 Centro  – Marcação-PB.

Gestão: 2016 – 2020.

 HISTÓRICO

          Eliselma Silva de Oliveira é brasileira, casada, mãe de dois filhos residente à Avenida João Ferreira dos Santos 883, Centro de Marcação – PB.  Nascida aos 24/09/1979, é filha de Edivaldo Ribeiro de Oliveira e Selma Maria Silva de Oliveira ( 1ª Vice Prefeita desse município).

Graduada em Enfermagem  pela FASER (Faculdade Santa Emília de Rodat) em João Pessoa,  atuou profissionalmente no PSF em Marcação, nas Aldeias Jacaré de São Domingos, Lagoa Grande, Jacaré de Cézar, Estiva Velha, Grupiúna, Grupiúna dos Cândidos, e Carneira no período de Setembro de 2010 a Maio de 2012.

2012 – Neste ano, concorreu ao cargo de Vice Prefeita onde foi eleita pelo voto popular.

2013 – Neste ano foi empossada no dia 1º de janeiro para exercer na gestão 2013 – 2016 o cargo de Vice Prefeita do município.

2016 – Neste ano, concorreu ao cargo de Prefeita, sendo eleita pelo voto popular e empossada no dia 1º de Janeiro de 2017 para a Gestão 2017-2020 tornando-se a primeira Prefeita mulher da história do município de Marcação.

A mesma é de etnia indígena Potiguara e filiada ao PDT. Vinda de uma família com vasta história no cenário político local.

Atribuições do prefeito

Entre as principais funções de um prefeito está o cumprimento da Lei Orgânica (Lei maior de um município) votada e fiscalizada pelos vereadores. Esse documento consiste numa espécie de Constituição Municipal, cujo objetivo maior é proporcionar melhorias para o município e seus habitantes.

Outras importantes atribuições dos prefeitos são: governar a cidade de forma conjunta com os vereadores; administrar o município; sancionar e revogar leis; vetar projetos inconstitucionais; apresentar projetos de Leis para a Câmara Municipal; nomear e demitir servidores; comandar os serviços públicos municipais; sempre buscar alternativas de melhoria para os cidadãos; administrar os impostos municipais e aplicar esses recursos de forma otimizada; entre outras.